domingo, setembro 7

Mochilão em Diamantina

Viagem realizada entre os dias:
18/08/08 à 21/08/08


Estive em Salvador, com minha noiva, e de lá, partimos de carro para a Chapada Diamantina, com destino a Caeté-açu, mais conhecido como Vale do Capão.

Chegando na Chapada 18/8/2008
Partimos de Salvador pela manha, e tenho que confessar, a estrada está um tapetão. Somente em um pequeno trecho, no final da BR-242, teve alguns buracos, mas nada que preocupasse.

Distâncias:
  • Salvador - Feira de Santana (BR-324)
    102Km de Pista Dupla
  • Anel Viário em Feira de Santana (Av. do Contorno)
    Pegue a pista sentido Vitória da Conquista e ande
    6Km
    Sentido da pista é a esquerda no sentido (Salvador-Feira de Santana)
  • Feira de Santana - Argoim (BR-116)
    Passa por Sto. Estevão no Caminho
    65Km Pista Simples
  • Argoim - Itaberaba - E adiante (BR-242)
    235Km de Pista Simples
    Após Itaberaba, passa por varias pequenas cidades
  • Entrada Sentido Palmeiras (Importante)
    Após avistar o Morro do Pai Inácio, fique esperto para a entrada de palmeiras, por volta de 30Km após este morro.
    10Km de pista simples e sem acostamento
  • Palmeiras - Vale do Capão
    Atravesse a cidade e pergunte a população sobre o vale do capão. E siga reto.
    20Km de estrada de terra.

125Km após Itaberaba, possui uma parada chamada Mucugezinho. Vale muito a pena parar lá. Além de várias coisas pra comprar e comer, a partir daquele ponto possui uma trilha para o Mucugezinho. Vale a pena parar.Logo após, tem um posto e restaurante do Pai Inácio. Lá deve parar com certeza. E se o céu estiver limpo, pare e suba o Morro do Pai Inácio. O Por do Sol visto de lá é um dos mais bonitos.

Camping do Seu Dai, no Vale do Capão.
10 reais o chalé e 7 reais para acampar.
Banheiro aquecido. Muito bom.

Cachoeira da Fumaça 19/08/2008
No dia seguinte, acordamos cedo para conhecer a cachoeira da fumaça.
São 2h de caminhada, 1h para subir e 1h em planicie. A Vista é perfeita.
Quando o volume da agua está alto, vc vê toda essa agua caindo por 400 metros de altura. A segunda cachoeira mais alta do mundo. Mas quando o volume da agua está baixo, um fenomeno interessante acontece. O Vento constante que sopra a agua de baixo pra cima, leva a agua da cachoeira toda pra cima, dando a impressão que a agua sobe antes de cair. O Video fala por si só.

Lago da Angélica 20/08/2008
Novamente acordamos cedo, com céu fechado. Essa trilha que pegamos é a mesma trilha que se faz para ir para a Trilha do Pati. E depois de muito andar, quando vc encontrar um Outdoor, próximo a beira de um rio, falando do Vale do Pati, neste momento vc sai da trilha e toma outro rumo beirando o rio. Neste Momento vc estará indo para o Lago da Angélica e a Cachoeira da Purificação.

Encontramos o Lago da Angélica, muito bonito por sinal, vale a pena ir, mas como estavamos sem guia profissional, não encontramos o lago da Purificação. Ficamos umas 2h perdidos na MATA. Mas valeu pela experiencia. Não deixem de ir na Cachoeira da Purificação, dizem que ela é uma das melhores.

Dia da Partida 21/08/2008
Acordamos cedo, pra variar, pagamos a estadia e fomos direto para a terceira direção do Vale do Capão. Sentido Cachoeira Rodas e Cachoeira Rio Preto.

As duas são magníficas, e o acesso é rápido. digamos que 40min. para chegar na cachoeira rodas e de lá, mais 40min. para chegar na cachoeira rio preto.

Quando vc chega na cacheira de rodas, fica besta com o que a natureza pode fazer, é uma cachoeira inclinada, a agua não cai, ela desliza sobre as pedras. Mas depois, quando vc chega na cachoeira rio preto, descobre que não é só no deserto que existe OASIS. O Lugar é demais. E o melhor de tudo é chegar lá depois da trilha que vc faz, pois é uma descida de pedras, bem dificil para nós, LEIGOS.

Se alguem tiver alguma informação a mais para completar aqui, coloquem em comentarios que eu completo aqui no Blog.


Nenhum comentário: