sexta-feira, maio 23

Como corrigir o Brasil? - O brasileiro não vota certo

Netses ultimos 2 anos, o povo Brasileiro saiu nas ruas para protestar contra a corrupção no Brasil. Isso foi algo inédito, pois o povo Brasileiro sempre foi considerado um povo pacato e raramente na história tivemos mobilização social tão grande contra politicos deste país. Isso com certeza é um ponto positivo para o país. Neste post abaixo, gostaria de apontar um problema grave nesta mobilização toda, que vem ocorrendo de forma sistematica, e apresentar uma solução pratica para o caso.

Primeiro, vou apresentar o problema: Imagine que o Brasil está dividido em 2 grupos. Um grupo formado por todos os Brasileiros que não tem cargos politicos (Nós - o povão). E um segundo grupo formado por todos os políticos em exercício no Brasil. Imagine que este grupo esteja situado acima do grupo anterior, mais precisamente em cima de uma montanha de dinheiro. O maior erro do Brasileiro é achar que se algum politico especifico ganhar as eleições, ou seja, colocarem um candidato ideal no grupo de cima, esta nova composição do grupo de cima faria o Brasil mudar pra melhor. Não, isso não vai funcionar. Se funcionasse, já teria surtido efeito pois nos últimos 50 anos tivemos muitos políticos carne-nova no pedaço e muitos saindo fora da politica. Te garanto que todos os partidos já tiveram a chance de governar, desde aquele partido que você mais gosta, ate aquele que você mais odeia. Mas então, como corrigir o Brasil?

A solução do Brasil não virá de cima pra baixo. E não estou falando só de presidente não. To falando de todos: Presidente, governadores, prefeitos, deputados e vereadores. Pode colocar qualquer um la no grupo de cima, que muito pouco mudara. Não vai adiantar nada tirar um politico e colocar outro no lugar. Repito: Se você acha que a solução do Brasil eh o povo votar "certo", então você esta errado.

A solução do Brasil não virá de cima pra baixo. Vamos imaginar um cenário onde o povo vota certo. O que seria votar certo? Votar naquele que você quer ganhar? Votar naquele que é ficha limpa? Não vai adiantar, pois assim que o certo entra, ele se estraga pois o sistema esta corrompido. O problema está no sistema.

A solução do Brasil virá por outra via, de baixo pra cima. O povo não precisa votar certo. (Ta, votar certo ajuda...rs... mas..) O que o povo precisa fazer eh fiscalizar certo. Isso mesmo, fiscalizar certo. Hoje em dia, se fala muito sobre presidente, mas e os outros? Quantas vezes você fiscalizou o que seu deputado que você votou fez nos últimos 4 anos? Ou o vereador? São eles que fazem as leis, certo? Quais leis eles criaram? E as verbas que eles recebem? Como foram usadas? E as doações de campanha? Quem doou dinheiro a eles antes das eleições? O politico que você votou e estes doadores de campanha fizeram negócios entre si apos a campanha vitoriosa? Responder estas perguntas, acompanhar seu deputado é que vai mudar o Brasil.

A solução do Brasil virá de baixo pra cima. Mas ae você me retruca: Ah Tiago, mas como é que vamos pesquisar sobre tudo isso? Não há tempo. Daí te respondo: Hoje ta fácil. Da pra você fiscalizar muita coisa hoje em dia na internet. O Portal da Transparência, que foi criado em Novembro de 2004, é a peça chave que permite o acesso a inúmeros tipos de dados. Alem disso, muitas coisas boas aconteceram recentemente relacionados com a transparência da informação entre o estado e a população, com a ajuda do TCU (Tribunal de Contas da União), MP (Ministério Publico), e ate mesmo o próprio Facebook. Basta você fazer poucos cliques pra descobrir se seu politico esta sendo desonesto ou não.

A solução do Brasil vira de baixo pra cima. Não adianta votar "certo" e depois sentar na cadeira e ficar reclamando nas redes sociais que nada adianta. Abaixo vou postar um tutorial sobre como checar como anda seu politico. Siga os passos e veja se seu politico possui alguma ficha criminal, ou quais empresas doaram dinheiro pra ele, quais são os gastos que ele faz no dia dia, quais leis que ele participou a criar recentemente, etc. Se você estiver bem empolgado e quiser aprender a fundo como fiscalizar políticos de forma a dar inveja a alguns repórteres investigativos, então você deve acessar esses tutoriais:
Mas ae você fala: "Ah Tiago, não vou perder meu tempo aprendendo a mexer em sites, buscar informação, etc..". Dai eu retruco novamente: Não precisa perder tempo nem pra aprender, ate isso já foi feito pra você. Apresento o site do Lúcio Big (abaixo), que organizou um website que praticamente compila e distribui todos os dados coletados pelos portais da transparência do Brasil afora. Basta alguns simples cliques pra você descobrir quem doou dinheiro pro seu deputado antes das eleições, e aonde seu deputado gasta esse dinheiro e o dinheiro da verba que recebe do legislativo. Se você achar algo estranho, ilegal ou imoral, mande um e-mail pra seu deputado, poste no Facebook e mande um e-mail para o Lúcio Big ou deixe um comentário aqui no blog, o que você achar mais fácil.

Abaixo, você pode acessar o site da OPS (Operação Politica Supervisionada, mais conhecida como Operação Pega Safado) criado por Lúcio Big, pois lá tudo é muito mais simplificado e você pode fiscalizar os políticos de forma muito mais fácil:
Hoje o site da OPS está focada em deputados federais. Pegue o deputado que você votou a 4 anos atras e faça uma pesquisa sobre ele no site. Veja se está tudo OK. Se tiver algo errado, vote em outro. O site tem planos de aumentar a abrangência para senadores e até deputados estaduais. O executivo tambem está na mira deles e logo logo estará no site tambem.

Eh fiscalizando que começaremos a colocar os políticos no eixo. Não adianta ficar falando pra votar certo, se não fizer o dever de casa, que eh fiscalizar certo.

Nenhum comentário: