quarta-feira, maio 23

Projeção e análise do índice BOVESPA

Este post foi publicado em Maio de 2012. Dois anos se passaram e agora publiquei um novo post dando continuidade ao que descrevo abaixo. Clique aqui para ler o novo post.

Gostaria de fazer um breve comentário gráfico com relação ao índice BOVESPA. Muitos andam sustentando suas decisões no famoso gráfico logarítmico de longo prazo (vide primeiro gráfico).
Repare que temos ae um canal bem persistente de alta. E a justificativa para o mercado continuar neste canal são variadas, muitas delas muito bem fundamentadas. Meu objetivo aqui não é contestar estes argumentos, pois concordo com muitos deles. Meu objetivo aqui é mostrar que este canal de alta provavelmente não existe.

Abaixo mostro como o dólar oscilou nos últimos anos desde 1994. Veja que houve uma variação de 400% ou mais, entre a minima e a máxima.
Porque o preço do dólar é importante? Pois a participação estrangeira na bolsa de valores de São Paulo corresponde a 35%. Se ponha no lugar de um estrangeiro, quando vai operar na BOVESPA: Você acha que ele pensa em REAL? Claro que não. Na cabeça dele tudo está indexado ao Dólar. É a moeda raiz não só para o Americano, mas também para todo estrangeiro que trabalha no mercado financeiro, desde os europeus até os Asiáticos.
Desta forma, na visão de um estrangeiro, veríamos um gráfico do Índice BOVESPA indexado ao Dólar, ou seja, o índice Bovespa corrigido pelo valor do dólar no referido dia. Veja gráfico abaixo:
A partir deste gráfico, dá pra afirmar que estamos num suporte histórico de 20 anos? Pessoalmente, eu acho que existem muitas empresas boas na bolsa que realmente estão com preços muito baratos e que agora é a hora de comprar. Mas quando vejo esse gráfico, fico um pouco preocupado com a falta de suporte em um gráfico que é visto por quase 40% dos donos de todas as ações operadas na BOVESPA.

Este é só um ponto de vista sobre a situação atual da Bolsa. Qualquer comentário será bem vindo.

2 comentários:

dimarcinho disse...

Vc tb tem q levar em consideração q os gringos tb sabe que os países vivem momentos econômicos diferentes.

O Brasil hj apresenta uma economia muito mais sólida do que há 20 anos atrás e, até por isso, o dólar caiu mto de lá pra cá...

Grande abraço!

Andre disse...

Nossa economia melhorou sim, porém menos que as outras emergentes. Estamos a um passo atrás. E outra coisa, muito bem dita pelo Tiago: O que move as cotações aqui é o dinheiro gringo. Por lá eles estão em crise. e ainda ficaram por muito tempo. Assim, creio ser dificil um Bull market no iBovespa nestas condições.
Nosso mercado vai continuar a cair, até um suporte prox. aos 10000 pontos, dolar. O que levaria o Ibov aqui, creio que para uns 24000 ptos. E lá, eu começo a comprar...
Abs