Nestes próximos 4 gráficos, vou tentar explicar porque eu acredito que ocorrerá uma grande correção nestas próximas semanas. Não estou prevendo nada, só lendo os gráficos. Por favor, comentem se acharem necessário.
Vou começar com o índice IBOV. Analisando o gráfico e o IFR, vemos que ocorreu uma divergência entre as duas quantidades (Ver pontos A e B). Esta ferramenta é muito util e pode ser estudada neste link, e o resultado disto é uma forte reversão de tendência. Como estávamos em uma alta nestes últimos meses, provavelmente entraremos em uma forte correção, caindo para pontos próximo do ponto C no gráfico (Clique no gráfico para ampliar). Outro ponto forte que me baseio, é que atingimos um suporte muito forte. Estamos exatamente na metade entre o pico e o vale da crise, como vocês podem ver no gráfico abaixo.
Muitos diriam que o Brasil está bem e temos força pra romper esta resistência e iniciar uma nova subida. Não discordo que o Brasil está bem, mas o resto do mundo não está. E eles são nosso maior combustível. A BOVESPA não está em condições de iniciar uma nova subida e portanto os ursos ganharão esta guerra momentânea contra os touros. Ou seja, QUEDA nestas próximas semanas.
USIM5 (Usiminas)
As ações da Usiminas provavelmente irá acompanhar o índice IBOV. Isto porque podemos ler a mesma informação no gráfico. O índice de força relativa (IRF) indica reversão de tendência da mesma forma mostrada acima, no índice Bovespa (IBOV). Veja os pontos A,B e C no gráfico. Acredito que a correção será baseada na teoria de Fibonacci podendo cair para os valores entre 29,00 e 27,00 ou se o mercado estiver otimista, parar no suporte em 31,75
PETR4 (Petrobrás)
A Petrobrás, queridinha de todos os brasileiros, não está livre da correção. O gráfico desta ação mostra TODOS os indícios ditos até agora: Divergência entre o gráfico e o IFR, atingiu a resistência que é exatamente a metade entre o máximo e o mínimo da crise e ainda por cima, esta ação é alvo fácil do mercado extrangeiro, que agora está com as pernas bambas. Assim como no IBOV, a PETR4 não tem combustível no momento para uma nova escalada (esta frase é para aqueles que acham que a PETR4 rompeu a resistência e começará uma nova subida). E pra fechar com chave de ouro, podem ver que no penúltimo ponto do gráfico, no ponto E, formou um candle de estrela cadente. CANDLESTICK de ESTRELA CADENTE no fim de uma longa subida é outra indicação de mudança de tendência. Aliás, este candle aparece na maioria dos gráficos no dia 20 de maio de 2009.
Conclusão: Vários indícios apontam para reversão da tendência a curto prazo. Momento de esperar e ir as compras nas próximas semana. Quem entrar agora vai perder. Esperem as próximas leituras.